papa-livros

Bem-vindos!
"papa-livros", título proposto pelos alunos do 9º ano (2007/08), é o "blogue" da BE/CRE da Escola Secundária de Sampaio.
Está aberto à participação de todos (alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação).
Se quiseres participar, envia o teu texto/imagens para papalivros0@gmail.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Maria Lúcia Lepecki (1940-2011)


"A escritora e ensaísta brasileira Maria Lúcia Lepecki morreu no dia 24 de Julho aos 71 anos em Lisboa, vítima de cancro. Maria Lúcia Lepecki nasceu em Axará, no estado de Minas Gerais, no Brasil, mas estava radicada há várias décadas em Portugal, sendo uma profunda conhecedora da literatura portuguesa. Brasileira de nascimento e portuguesa por casamento, Maria Lúcia Lepecki estudou em Paris, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa."
Com ela, descobrimos alguns dos romances e textos fundamentais da literatura portuguesa do séc. XX. Nunca esqueceremos a leitura iluminada de O Delfim de José Cardoso Pires que, em improviso, Maria Lúcia Lepecki apresentou num colóquio há já alguns anos. De repente, aquele romance, de que até nem tínhamos gostado muito, tornou-se um texto surpreendente. E assim aconteceu com muitos mais. Por exemplo, com Finisterra de Carlos de Oliveira ou Levantado do chão de José Saramago. Nas suas aulas, vivas e cantadas num português com sotaque, a literatura perdia aquela compostura séria e, no seu jeito meio brincalhão, Lúcia Lepecki abria novos caminhos, lançava questões e obrigava-nos a ler os textos como eles mereciam, isto é, sem pauta, de forma livre.
Era, sem dúvida, uma excelente professora!