papa-livros

Bem-vindos!
"papa-livros", título proposto pelos alunos do 9º ano (2007/08), é o "blogue" da BE/CRE da Escola Secundária de Sampaio.
Está aberto à participação de todos (alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação).
Se quiseres participar, envia o teu texto/imagens para papalivros0@gmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Europa das descobertas e das invenções científicas

Projecto que se centra na redescoberta pelos alunos, através da pesquisa e da realização de actividades experimentais, dos contributos europeus para a evolução da ciência e da tecnologia. No site europeu do projecto está disponível informação (em português) sobre 12 descobertas e invenções científicas europeias e materiais de apoio para professores.

Actividades a realizar nas Escolas

1. Escolha de uma descoberta no site do projecto como base para actividades a desenvolver com os alunos

2. Desenvolvimento de actividades com os alunos em redor da descoberta escolhida e baseando-se nas sugestões no site

3. Criação de um blogue para publicar conteúdos relativos ao projecto (descrição de actividades, experiências de aprendizagem, exemplos de trabalhos dos alunos)

4. Interacção (perguntas, comentários) entre as equipas, portuguesas e / ou francesas, com base nos conteúdos dos blogues criados pelas escolas.

As 12 descobertas
A medição da Terra (Grécia)
A caravela (Portugal)
O pára-quedas (Itália)
As plantas medicinais (Portugal)
A Lua e Júpiter (Itália)
A fotossíntese (Reino-Unido)
O balão de ar quente (França)
O cianómetro (Suíça)
O telégrafo de Chappe (França)
A pilha (Itália)
O extracto de carne (Alemanha)
A pasteurização (França)

ETAPA 1
Identificação das escolas pela coordenação do projecto
ETAPA 2
Concepção das actividades científicas (com base nos textos disponíveis no site do projecto e na comunicação a fazer com a escola parceira).
- Actividades científicas: O professor explora a descoberta com os alunos (questões, dúvidas, identificação das necessidades de informação,.... )
- Comunicação com a escola parceira: apresentação de cada grupo ( texto sucinto sobre cada classe: caracterização do grupo e a perspectiva de desenvolvimento do projecto)
ETAPA 3
- Actividades científicas: pesquisas sobre a vida do cientista, a época e a descoberta com vista a preparar as actividades práticas.
- Comunicação com a escola parceira: envio de textos, desenhos e fotos decorrentes da pesquisa documental e das ideias para as a realização das actividades práticas.
ETAPA 4
- Actividades científicas: desenvolvimento de actividades na sala de aula.
- Comunicação com a escola parceira: partilha de resultados e conclusões
ETAPA 5
- Continuação das actividades
- Comunicação com a escola parceira: de acordo com a decisão de cada escola -->Sites do projecto
Mais informações em:

http://www.lamap.fr/europe

Sem comentários: