A todos, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e também aos visitantes desta página, desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidade e de boas leituras!A equipa da BE-CRE da Escola Secundária de Sampaio
 Consulta o sítio http://multipessoa.net/. Aí encontras toda a obra poética de Pessoa ortónimo e heterónimos, textos sobre ocultismo, filosofia, Portugal, etc. Trata-se de um sítio em actualização constante e que reproduz o conteúdo do CD-Rom editado pela Texto e pela Casa Fernando Pessoa.
 Depois de A sombra do vento, outro êxito editorial. A acção decorre de novo em Barcelona e regressamos ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar secreto onde se guardam os livros e ninguém os pode destruir. O autor repete alguns dos ingredientes do romance anterior e acrescenta-lhe mais uns pozinhos de sobrenatural. Não gostámos tanto, mas ainda assim aconselhamos a leitura. Disponível para leitura no domicílio.




Quanto à 1ª fase (a nível de escola) do Concurso Nacional de Leitura, fica atento(a), pois em breve divulgaremos o regulamento e as inscrições serão abertas no mês de Outubro.
No âmbito do PNL, recomendamos o "sítio" Clube de Leituras: http://www.clube-de-leituras.pt/.
, no Cine-Teatro Municipal João Mota, a cerimónia de entrega dos prémios.
 Eis alguns dos textos escritos pelos alunos do 9º C a propósito do estudo do texto diarístico e tendo, como ponto de partida, o conto "Hans" (Histórias da Terra e do Mar) de Sophia de Mello Breyner Andresen:Olá, amigo,
este é o primeiro dia em que te escrevo, pois eu preciso de falar com alguém. Fugi de casa por minha vontade para poder ser capitão de um navio e descobrir todas as maravilhas do oceano. Fiz tudo contra a vontade dos meus pais e, na altura, pareceu-me que estava a fazer o que era correcto, mas, agora, a verdade é que sinto falta deles, falta de Vig e falta de todas as pessoas a quem eu pude um dia chamar amigas.
Não sei ao certo se estou arrependido ou não pelo que fiz. Há dias em que tudo o que vejo, faço e aprendo no mar valeu a pena. Mas há outros em que estou tão sozinho nesta ilha flutuante que parece que o melhor teria sido ficar em casa. Sempre que penso nos meus pais, dá-me vontade de chorar... Gostava muito de os poder ver, saber como estão e, principalmente, o que pensam de mim neste momento.
Quando chegar a terra, vou tentar contactá-los, tenho muitas saudades deles. Espero um dia voltar a encontrar conforto junto deles e voltar a sentir a brisa que corre em Vig. Vou ter de ir embora. Espero voltar a falar contigo em breve. Durante este pouco tempo, foste um grande amigo.
Mariana, nº 12
Querido amigo,
Sinceramente já não consigo exprimir o que sinto , nestes últimos já se passou tanto, foram tantos sentimentos, emoções que nunca esperei viver, coisas que não esperava ver, os sons dos mares que nunca esperei ouvir, tanto, imenso!...
Tenho saudades daqueles que amo! Mas eu tinha de fazê-lo. Tinha mesmo, era o meu sonho.
Agora, aqui sentado no barco, relembro estes últimos dias, os mares por onde naveguei, os que espero ainda navegar... as paisagens encantadoras que já vi... as tempestades horríveis que enfrentei, enfim...
Ouvindo o barulho do mar, calmo e sereno, pergunto a mim mesmo "será que um dia poderei olhar para os olhos do meu pai e ouvir a frase mais desejada?" que é "Estás perdoado, meu filho". Será que, antes de morrer, poderei ouvi-lo?
A verdade é que me sinto só...
Não sei quando voltarei a escrever-te, diário, pois estou a prever tempestades.
Agora, vou deitar-me e sonhar. sonhar com a família que, um dia, poderei vir a ter...
Jessica dos Santos Sousa, nº 9
"Diário de Hans"
Caro amigo,
parece que aqui me encontro, neste mar que é a minha paixão e a desilusão de muitos. Hoje, tanto eu como a tripulação tivemos um dia agitado. O mar estava agitadíssimo, quebravam ondas no convés e trabalhar era impossível.
Eu, sentado na casa do leme, a perder o controlo, ordenei que todo o trabalho fosse interrompido devido à vasta fúria do mar incontrolável.
Como é incrível, e já de esperar, os homens discordaram e, com tanto trabalho a fazer, decidiram continuar. São incansáveis! Uma queda ali, outra acolá, mas nada que eu imaginasse parecido com o que sucedeu.
Uma onda enorme surge, ai!, só de me lembrar, arrepio-me. Tinha um tamanho interminável e, ao quebrar, cobriu-me todo o barco. Ali, quente e bem sentado, apercebi-me do perigo e fui socorrer os homens. Todos se levantaram, era apenas mais uma queda...Mas não! Faltava alguém e não havia meio de ser encontrado.
Gritos esbaforidos e atrapalhados fizeram-me perceber que tinha ido homem ao mar. Eu e a tripulação, com muito esforço, devido ao mar indomável, retirámo-lo do mar e então tudo ficou bem.
Enfim, vida de mar! Mais um dia, mais uma batalha! Assim me despeço de ti...
Beatriz Marquês, nº 2


 "Danuta Wojciechowska recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003, tendo sido também distinguida com Menções Especiais do Júri em 1999, 2000, 2001 e 2002. Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. Nasceu no Quebec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique), com pós-graduação em Educação obtida em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, onde se dedica ao design, ilustração e cenografia." 


Ver mais em: http://planonacionaldeleitura.gov.pt/

Sabias que no dia 23 de Abril se comemora o Dia Mundial do Livro?
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.
Consulta a página da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas: http://www.iplb.pt/
