papa-livros

Bem-vindos!
"papa-livros", título proposto pelos alunos do 9º ano (2007/08), é o "blogue" da BE/CRE da Escola Secundária de Sampaio.
Está aberto à participação de todos (alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação).
Se quiseres participar, envia o teu texto/imagens para papalivros0@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pensar o mundo (3)

Sebastião Salgado
Mote

“A mesma esquizofrénica humanidade capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochas, assiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante.”
José Saramago

Volta
"Saramago afirma, e com toda a razão, que nos é mais fácil chegar a Marte do que a alguém que realmente necessite da nossa ajuda. Gastamos mais fundo nos projectos espaciais do que gastamos em campanhas de purificação de água de países cujos habitantes não sobrevivirão sem essas campanhas.
Como é possível que nos interesse mais um planeta morto do que a vida de tantos seres humanos? Eles estão aqui, na Terra, no máximo a uns milhares de quilómetros (distância esta que é facilmente transponível de avião) enquanto Marte se encontra a anos-luz de nós. Que lógica retorcida rege as pessoas? Devemos deixar uma criança morrer à fome por um pedaço de pedra? O que ganhamos com isso? Como podemos ficar agarrados ao ecrã de uma televisão quando sabemos da descoberta de algo novo tão longe de nós e reagimos com indiferença às catátrofes que assolam o nosso planeta? Olhamos para a televisão e soltamos frases de espanto e pesar - "que coisa horrível!" ou "pobrezinhos, ficaram sem casa!"- e voltamos ao nosso jantar ou ao nosso jogo de computador sem que isso nos afecte mais do que um segundo do nosso dia. Vemos um mendigo na rua e muitas vezes nem lhe dispensamos um segundo do nosso pensamento, mas, se descobrirmos que um piloto de um vaivém espacial morreu, o seu nome estará na nossa mente dias a fio e ele ficará, decerto, para a História."
Marta Guimarães, 12º D

Sem comentários: